maio 03, 2009

Temos um fogão à lenha!


Depois de exaustiva pesquisa e diversos ensaios, nosso fogão ficou pronto. baseado num projeto de fogão sugerido na Revista Globo Rural edição de 1990 (muito velha neh, achei lá no sebo onde trabalhava o Felipe.... por 1 real); este fogão é diferente dos modelos que tradicionalmente vemos nas casas e à venda por ai...

Este fogão foi tema da reportagem da revista e tema da tese de um engelheiro da UNICAMP como modelo de consumo econômico de lenha e aproveitamento do calor.

Tínhamos somente o desenho, sem medidas e nada.. tadinho do Seu João...

Mas depois de ler a reportagem, ele mesmo resolveu aproveitar a idéia e fazer o modelo, mesmo sem ter as medidas... afinal Seu João é bom de zóio...rsrs

O gasto mais significativo foi na compra do forno. Pesquisei bastante e pude encontrar um forno de ferro pela metade do preço. Esta andança foi bem aproveitada... encontrei junto com o forno, as manilhas de barro, para fazer uma chaminé como antigamente, bem "roots"!

Veja nas fotos a confecção do fogão e a janta feita nele (no mesmo dia...kkk, a zabé não deixou nem o cimento secar direito kkk)






Um comentário:

  1. eta nóis! quarqué dia nois aparece por lá pra tomar um café. Lio fogão, lido pedreiro

    ResponderExcluir