junho 14, 2009

Receita de Sabão Caseiro

Você sabia que o óleo utilizado na fritura de alimentos, que vc joga fora pela pia da cozinha é capaz de causar um impacto ambiental de proporções trágicas? Sim, isso é verdade... Segundo a Sabesp um litro de óleo polui milhões de litros de água!
As pessoas podem evitar seu desperdício irresponsável guardando-o em garrafas plásticas e levando-o a cooperativas e centrais de triagem, onde terá um destino adequado. O que poucos sabem é que o resíduo pode ser reciclado e transformado em sabão.

Aqui na minha cidade não tem nenhuma cooperativa que trabalhe assim... Faço a minha parte assim mesmo... Pesquisando na internet encontrei varias receitas... aqui posto uma que considero preciosa... Testada e Aprovada...

Ele é um sabão biodegradável, que se decompõe por bactérias depois de usado. É ecológico porque evita que o óleo chegue aos rios e cause degradação da água e impermeabilização do solo.

Sabão caseiro

Ingredientes:

  • 1 litro de oléo comestível usado e coado;
  • 400ml de água fervente;
  • 40ml de amaciante;
  • 200g de soda cáustica em escama (NaOH).
1. Sempre com muito cuidado, coloque a soda em escamas no fundo do balde, acrescente a água fervente aos poucos e mexa até diluir todas as escamas da soda.
2. Adicione o óleo e mexa bem. Junte o amaciante e mexa até formar uma mistura homogênea.
3. Jogue a mistura numa fôrma e deixe secar bastante, antes de cortar em barras.

Dicas: Quanto mais o sabão secar, melhor ele fica. E muito cuidado ao manusear a soda cáustica: em contato com a pele, ela pode proporcionar queimaduras.


Fonte: Instituto Akatu

0 comentários:

Postar um comentário