julho 12, 2009

Cultivo de plantas aromáticas


Num simples vaso ou mesmo nos canteiros da horta ou jardim poderemos cultivá-las com sucesso. Preparamos o canteiro retirando inços, pedras e plantas secas ou não desejadas.

Arejamos este solo, revolvendo numa profundidade de 15 cm pelo menos. A adição de composto orgânico de vegetais e adubo animal curtido garantirá o bom desenvolvimento das plantas.Tudo deverá ser bem incorporado na terra do canteiro.
As plantas poderão ser semeadas ou ser adquiridas em floriculturas e agropecuárias na forma de mudas em sacos ou vasinhos.Escolher as plantas para colocar no canteiro que tenham o mesmo tipo de necessidade de luminosidade e umidade. Abrir a cova do tamanho do torrão, acomodar e chegar terra com as mãos, apertando a muda de leve para fixar. Regar para completa aderência do substrato ao redor do torrão e para que a água chegue às raízes. Saberemos que muda pegou quando iniciar a colocar mais folhas.

Poderemos fazer o cultivo em pequenos vasos, uma planta por recipiente ou optar por um vaso maior para o cultivo em comunidade. Deveremos colocar um pedaço de manta geotêxtil de polipropileno no furo de drenagem, quem não tiver, poderá colocar pedrinhas, cacos de tijolos ou vasos quebrados. Por cima um pouco de areia umedecida.

Por que areia molhada e não seca? Se estiver seca escorrerá pelo furo de drenagem,escapando do vaso e sujando tudo ao redor. Por cima o composto orgânico preparado. Se for cultivar dentro de casa suas plantinhas, não coloque adubo animal o qual poderá desprender odores não agradáveis. Deixe espaço para a acomodação do torrão. Preencha com mais composto, deixando 1 cm na boca do vaso para você poder regar a planta sem que derrame sobre os móveis.

A grande maioria das plantas aromáticas e medicinais necessitam de sol, pelo menos 3 horas diárias, senão seu desenvolvimento e teor de componentes químicos benéficos são alterados. Os ambientes mais indicados são : sacadas, terraços, hortas, jardins. Dentro de casa sem luz solar direta dificilmente sobreviverão. As regas deverão ser regulares, observando-se a umidade do solo do vaso e do canteiro.

0 comentários:

Postar um comentário